10 agosto 2016

Alguém viu por aí uns papéis do Panamá?

100 dias depois, o Expresso continua em silêncio








É o tal silêncio ensurdecedor, quer do Expresso, quer da Comunicação Social em geral, quer ainda de todos os partidos políticos...
As horas passam, os dias passam, as semanas passam, os meses passam e não tarda muito começarão a passar os anos também. Era o grande escândalo do século, tudo que era cão grande estava lá metido, havia um saco azul do GES para pagar avenças a jornalistas e a grandes figuras de Estado e o colapso do sistema espreitava ao virar da esquina.
O relógio, esse, não mais parou de contar.
Assinalam-se hoje 100 dias desde que o Expresso anunciou ao mundo uma lista com mais de uma centena de nomes citados nos Panama Papers, entre eles políticos e jornalistas, que receberam quantias provenientes de um saco azul do GES, que oscilavam entre “pagamentos elevados” e “outros de poucos milhares”. Poucos milhares. Desde então, as perguntas multiplicaram-se, o sindicato de jornalistas pediu explicações, a opinião pública pediu explicações, mas do outro lado apenas silêncio. Não se ouve uma mosca na redacção do Expresso.